Quarta Informática Sistemas para RH
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1. O que é o Conectividade Social?
O Conectividade Social representa um avanço no modo como as empresas se relacionam com o Governo, no tocante ao recolhimento das obrigações sociais e fornecimento/obtenção de Informações, por intermédio da troca de arquivos entre a Caixa e as empresas, através da Internet. Da simplificação de remessa e recebimento de informações sobre funcionários à facilitação do acesso às informações residentes em bancos de dados, tudo foi concebido e realizado de forma que o conceito de Conectividade fosse transposto para o âmbito social, com os benefícios do conforto, precisão, segurança e desburocratização.

2. Qual a configuração mínima para instalação do programa?
Para a instalação do programa é necessário possuir um computador com no mínimo:

  • Processador mínimo: Pentium 100MHZ 640 x 480 16MB
  • Recomendável: Pentium 166MHZ 800 x 600 32MB - 95/98, 64MB - NT
  • Monitor de vídeo VGA 640 x 480 ou superior;
  • Unidade de CD-ROM;
  • Unidade de disquete de 31/2 polegadas;
  • Modem;
  • Microsoft Windows 95 ou superior, ou Microsoft Windows NT 4 ou superior;
  • Memória RAM
  • Mínimo: 16 Mb
  • Recomendável: 24 Mb de memória RAM em ambiente Windows 95 ou 32 Mb em Windows NT
  • Para o funcionamento do Help on line - elaborado segundo os atuais padrões da Microsoft - é necessário que esteja instalado o Internet Explorer, em sua versão 3.01 ou superior;
  • Acesso à Internet.

3. O que é necessário para a instalação do Conectividade Social?
Para a instalação é necessário ter o CD de instalação do programa (ou baixa-lo através do site da Caixa), o disquete com o certificado digital e a senha de acesso ao disquete. É importante também, ter um computador com a configuração especificada.

4. Como faço para obter o aplicativo?
O aplicativo pode ser obtido nas agências da CAIXA ou baixado, diretamente, do site da CIAXA.

5. Como faço para executar o aplicativo?
Dar um duplo clique no ícone - na área de trabalho, aguardar alguns instantes a execução do programa.

6. O que é um certificado eletrônico?
Os certificados eletrônicos são como um cartão de crédito, carteira de motorista, passaporte. É uma chave de acesso emitida por uma autoridade certificadora, disponibilizada ao cliente através de uma arquivo em disquete com extensão .PRI, e uma senha de acesso respectivo àquele usuário. É possível apresentar um certificado eletrônico para comprovar sua identidade ou sua autorização de acesso a serviços on-line.

7. A senha do certificado está relacionada com o arquivo, ou seja, cada cópia do arquivo do certificado pode ter uma senha diferente?
Sim, caso o cliente deseje fazer várias cópias do certificado e colocar senhas diferentes funcionará normalmente.

8. O pagamento da GFIP terá que ser feito no mesmo dia do envio do arquivo?
Se for recolhimento no prazo, o cliente poderá enviar o arquivo e efetivar o pagamento até o dia 07. Sendo um recolhimento em atraso, o cliente deverá enviar o arquivo e realizar o pagamento da guia no mesmo dia.

9. O cliente terá que permanecer conectado durante todo tempo que estiver utilizando o Conectividade Social?
Não, apenas no primeiro acesso após a instalação, e no momento de enviar ou receber mensagens.

10. Na instalação e utilização do Conectividade obrigatoriamente o usuário terá que ter direitos de administrador da máquina?
Sim, devido as alterações que são feitas no registro.

11. Como o cliente poderá imprimir o protocolo de envio do arquivo?
Através da opção consulta da RE, irá selecionar a RE correspondente e clicar na opção protocolo.

12. O certificado eletrônico pode ser danificado por erro de digitação de senha?
Sim, caso o cliente digite a senha de forma incorreta 5 vezes, o arquivo será danificado tendo o mesmo que solicitar outro. Para que não tenha que solicitar outro certificado, o cliente deverá fazer uma cópia e guardar em lugar seguro, para uso no caso de se danificar o certificado que estava em uso. Nesse caso, é importante fazer uma outra cópia para o caso de se queimar o segundo certificado que estiver sendo usado.

13. O arquivo do certificado pode ser renomeado?
Sim, caso o cliente deseje ou haja necessidade.

14. Outros bancos poderão certificar empresas?
Atualmente apenas nas agências da CAIXA.

15. O cliente poderá enviar vários arquivos RE de uma única vez?
Sim, desde que todos sejam anexados na caixa de mensagens e em seguida enviado através da opção enviar todas.

16. Como será fornecido o certificado eletrônico?
A empresa após efetuar a pré-certificação deverá solicitar o mesmo em uma agência da Caixa Econômica Federal.

17. Qual a documentação necessária para se obter o Certificado Eletrônico?
A documentação é aquela para se abrir uma conta corrente de pessoa jurídica.

18. O conectividade pode ser utilizado via rede?
O aplicativo não funciona via rede. Poderá ser feita a instalação em uma estação da rede.

19. É necessário configurar o aplicativo para fazer uma conexão à Caixa Postal?
Na primeira execução do conectividade social é ativado um assistente que fornece auxílio na configuração do caminho do certificado bem como o tipo de conexão Internet utilizada.


Fonte: site da Caixa Econômica Federal
(http://www.caixa.gov.br)
Seção: Informações Sociais - Conectividade Social



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